Em primeiro lugar: vamos fazer alguns questionamentos! Você já enviou um telegrama ou carta? Escutou sua lista de músicas criada em uma fita K7? Sabe o que é uma fita K7? Ou mais modernamente gravada em um CD personalizado? Já teve que usar uma lista telefônica para encontrar uma determinada localidade em um mapa impresso? Portanto, se sim, provavelmente tem mais de 30 anos de idade.
Precisando chegar em um lugar que nunca foi e desconhece o caminho? Assim, peça que lhe enviem via WhatsApp o endereço do local. Em contrapartida, imagine chegar em algum destino sem o auxílio do GPS com um mapa impresso?
Precisando saber a meteorologia? Se sai ou não com guarda-chuvas? Sua agenda on-line lhe avisa automaticamente o que precisa fazer?
Está precisando de transporte? Fácil é só chamar um Uber (ou Cabify, ou 99, etc) via aplicativo do celular. Precisando saber se está com as contas em dia e se aquele dinheiro foi creditado (ou debitado) em sua conta? Quem sabe mesmo pagar um boleto? Tão fácil quanto, é só usar o aplicativo do banco ou então acessar a página Web (ou aplicativo) da instituição bancária no computador.
Precisa enviar ou responder um e-mail, ou mensagem de WhatApp? Enviar ou receber um arquivo que esqueceu em viagem (se não estiver na nuvem)? Necessitando maiores informações sobre um produto ou serviço?
Diversão ou trabalho?
Quer fazer um curso gratuito de vídeo sobre um assunto que precisa conhecer mais? YouTube é a solução. Gosta de músicas e quer compartilhar sua playlist e continuar de onde parou alternando diferentes dispositivos de reprodução? Assim, que tal Spotify? E que dizer da Netflix então? Querendo assistir a filmes em alta definição em qualquer lugar, ou mesmo em ultra alta definição (4K).
Precisa saber a sua situação fiscal? Ainda necessita baixar o resultado do exame realizado em um laboratório de análises? Precisa fazer aquela aula ou prova EAD com data de entrega quase expirando.
Necessita entregar a sua declaração de Imposto de Renda e está no limite da hora? Também comprar passagem aérea ou rodoviária? Além disso, talvez queira reservar seu lugar no teatro ou cinema? E comprar comida (e-food)?
No Xbox ou no Playstation quer jogar on-line com seus amigos? Isso falando apenas em lazer e questões pessoais. Similarmente, no trabalho, imagine uma reunião realizada em teleconferência via Skype com a Índia, ou com o Canadá?
O problema!
Já ficou sem conexão ou ela estava com problemas de velocidade em seu trabalho, e por essa razão seu serviço parou? Por fim, o que seria do trabalho dos Geradores de Conteúdos (Youtubers) sem a Internet, por exemplo?
Como resultado, poucas coisas nos damos conta como em poucos anos se tornaram totalmente indispensáveis como a Internet.
A Reflexão:
Assim, agora imagine ficar sem ela! Silêncio de reflexão…
Finalmente, percebe o quanto esse serviço é intangível! Como ele chega até você? Como resultado disso, em um futuro breve quem proverá as conexões necessárias e indispensáveis para ele? Internet das Coisas, Cidades Inteligentes, e outos? Assim, aguarde as cenas dos próximos capítulos…
Autor: Prof. Fernando César Morellato