top of page
Foto do escritorIPV7

Cabo Submarino de FO Ligará Sines (Portugal) ao Brasil

Será realizada a instalação de um cabo submarino de fibra óptica que vai interligar Sines (Portugal) a Fortaleza (Brasil). A princípio sua construção deverá iniciar ainda nos primeiros meses de 2019. Esse cabo permitirá uma conexão, permitirá uma ligação direta entre a Europa e o Brasil, sem precisar passar pelos Estados Unidos.


Assim, isso reflete uma necessidade importante, especialmente devido ao grande crescimento do tráfego de informações pela Internet. O comprimento do cabo principal do cabo terá em torno de 9.400 quilômetros. Como resultado, permitirá atingir uma velocidade de transmissão de dados inicial de 100Gbps, com capacidade total de até 72Tbps. Atenderá às necessidades de partilha e colaboração transatlânticas da Europa e da América Latina pelos próximos 25 anos.


Irá unir Sines a Santos, no Estado de São Paulo, no Brasil. Também possuirá ramificações para Fortaleza (Brasil), Cabo Verde, Ilhas Canárias (Espanha), Porto Alegre, Madeira em Portugal, entre outros.


A notícia foi divulgada pela GÉANT e a RedCLARA. O consórcio se chama BELLA (Building the Europe Link to Latin America). Por meio do projeto BELLA o novo cabo submarino intercontinental possibilitará altas capacidades de troca de tráfego de internet entre os dois continentes. Por fim, há previsão para que a primeira transmissão de dados aconteça ainda no final de 2020.


Cada vez mais o tráfego de informações intercontinentais se torna mais intenso, exigindo novas formas de suprir as demandas, e esse consórcio por meio deste projeto possui esse objetivo.


É possível obter mais informações nos links http://www.bella-programme.eu/index.php/pt/ e https://www.geant.org/News_and_Events/Pages/GEANT-and-RedCLARA-announce-signature-of-BELLA-contract.aspx.



Autor: Fernando César Morellato

bottom of page