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Plano de Negócios (Business Plan) & Provedores

Foto do escritor: IPV7IPV7

Plano de Negócios:

Plano Empresarial também chamado de plano de negócios (em inglês Business Plan). Corresponde a um documento escrito de modo a detalhar e oficializar as características específicas de um determinado empreendimento que se deseje iniciar ou que já está em andamento.


Este documento será escrito, normalmente por uma equipe diretiva ou auxílio de uma consultoria. O principal objetivo será nortear as decisões que serão tomadas no negócio. Possui propósito de planejamento de projeto e tomada de decisão. Porém, também pode servir como valiosa ferramenta para realização de marketing interno e administração. Assim, agrupa conteúdos e informações detalhadas de como o negócio será, é ou deverá ser.


Para o caso de investidores ou fundos de investimento o plano de negócios será um instrumento fundamental para guiar e informar as condições desse negócio, e se estes investidores irão se engajar na proposta ou declinar, pois podem decidir não aplicar seus recursos em um determinado empreendimento que julguem desinteressante, problemático ou não rentável.


No entanto, nada adiantará fazer um plano de negócios que esteja aquém das possibilidades da corporação, tanto operacional quanto financeiramente. Portanto, desta maneira devemos empregar uma estratégia de planos de negócios (conhecido também por planejamento estratégico). Assim, é uma iniciativa que visa conciliar uma determinada estratégia com a realidade efetiva da empresa. Um plano de negócios ainda deve ser capaz de predizer os resultados financeiros; aí a razão de investidores ou grupo de investidores usarem essa ferramenta.


Como resultado, para o caso específico de provedores, um dos pontos relevantes é que a partir do plano de negócios determinaremos as estratégias de lucro com a rede óptica. Avaliaremos custos, financiamentos, valores e determinação de banda para planos de internet, taxa de adesão, retorno de investimento (ROI), taxa de ativação mínima, entre outros fatores.


Autor: Prof. Fernando César Morellato

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