Sobre equipes inovadoras, pessoas e soluções criativas, inicio com a frase: “É de imaginar que seu time tenha que ter competências múltiplas, mesmo que seu time seja de dois. ” ¹
O setor de telecomunicações tem garantido sua expansão ao longo destes últimos anos, em especial relativo ao provimento de Internet. Isso apesar da retração econômica que temos acompanhado. Este crescimento mostra a vitalidade dos provedores de Internet no Brasil. Há muito tempo a convergência tecnológica apontava que haveria muitas oportunidades neste seguimento. Assim, a complexidade de soluções necessárias para a expansão de infraestruturas reside na área da Tecnologia da Informação. Em estruturas como redes de fibras ópticas, data centers, servidores, armazenamento de dados. Por conseguinte, em geração de informações, conteúdos, imagens, interoperabilidade. E isto é convergência.
É evidente que para ter uma atuação arrojada neste mercado, se destacar como um operador que oferta serviços de qualidade, confiabilidade e que efetivamente seja reconhecido como empresa destaque neste setor, é necessário buscar vários atributos. Alguns como conhecimento, informações sobre tecnologia, interação com fabricantes e grandes provedores de serviços. Mas o que efetivamente há um diferencial no nosso ponto de vista é ter uma equipe de profissionais e colaboradores engajados em busca constante de novas iniciativas, criação de novos produtos e serviços, enfim soluções inovadoras que agreguem valores às empresas e para a sociedade.
Negócios e Inovações para o Crescimento
Anos atrás ganhei o livro “Novos Negócios Inovadores de Crescimento Empreendedor no Brasil”, um belo trabalho do professor Silvio Meira. Dentre vários tópicos e abordagens desenvolvidas nesta obra sobre inovação, ele, o professor é muito bom nisso. Destaquei um que se refere a times, pessoas e papeis que cada um tem dentro da organização ou empresa. E como o negócio dos provedores de Internet, que para mim são pequenas operadoras, algumas com musculatura suficiente para serem médias empresas, e que como coloquei acima, o avanço tecnológico precisa de pessoas criativas e que permanentemente colocam situações complexas para a oferta de serviços, e que saídas ou a solução proposta requer inovação.
Mas o professor nos indica que é necessário prestar muita atenção quando se quer criar e inovar. Temos que cuidar das equipes, das pessoas que compõe estas equipes, dos seus líderes e das funções que cada um tem e terão no processo de desenvolvimento dos nossos projetos de Inovação e Tecnologia. É necessária uma forte articulação entre os papéis de cada colaborador/líder que compõe a equipe, que descobrirá, desenvolverá e implementará os projetos.
Como potencializar as equipes de inovação
Colocamos aqui alguns aspectos que podem potencializar as equipes de inovação em nossas empresas:
Primeiramente, para iniciar é preciso uma ideia, propor e descobrir o que tem que ser feito: qual é o projeto; qual é o problema a ser superado; porque ele é um projeto inovador e de tecnologia; porque ele é um problema, em algum ou todos os contextos, quais são as consequências em resolvê-los; o que se ganha em resolvê-lo. Enfim dar início no que vamos propor para fazer.
Em uma segunda etapa, é preciso idealizar as possíveis soluções para o projeto proposto e colocar em marcha a sua idealização! Aqui é onde sempre conseguimos descobrir as pessoas criativas, os inventores, as pessoas que têm as ideias para fazer as coisas novas. Mas necessariamente, é possível estruturar um processo de desenvolvimento de ideias e seu primeiro modelo para teste, de maneira formal e instrumentada e, de mais de uma forma direcionar e organizar o caos criativo.
Em uma terceira fase, continuando, vamos desenvolver o projeto na prática. Não estamos falando apenas no desenvolvimento de um projeto qualquer, mas, de todo o processo envolvido. Além de criar condições para que o projeto inovador e de tecnologia, seja desenvolvido e para que de fato exista.
Por fim, em uma quarta etapa, é preciso implementar o projeto desenvolvido. Ver tudo o que é necessário para colocar o projeto inovador em marcha. O envolvimento de mais pessoas, estruturas materiais, atender as demandas que o projeto vai gerar e dar a sustentabilidade para o projeto, para que seja perene por longo tempo e finalmente incorporado pelas nossas empresas. Assim, isto também quer dizer, o cuidado com a imagem do projeto, os documentos que estruturaram, o treinamento das pessoas que serão os atores envolvidos na sua implementação.
Conclusão
Fica a dica: as pessoas responsáveis e as equipes envolvidas nos projetos de Inovação e tecnologias têm que estar preparadas para esses desafios que aparecem no dia-a-dia.
1 Do livro: Novos Negócios Inovadores de Crescimento Empreendedor no Brasil, do Prof. Silvio Meira. Ed. Casa da Palavra. Adaptado para o desenvolvimento deste tópico, pág. 90, Times, Pessoas e Papéis.
Autor: Carlson Aquistapasse, Engenheiro Eletricista, colaborador do blog IPv7